Bom , eaí pessoal tudo bem ?
Gostaria de lhes explicar mais sobre esse mercado de oportunidades incríveis , se souber usá-lo é claro.
O necessária para ser um bom trader é : perseverança , humildade , saber aprender com os erros , ser muito paciente e ter os 3 M's.
Obs.: Eu não posso lhes ensinar nada , a vida irá lhe ensinar , irá aprender com os erros , e sempre aprenderá novas coisas.
O que são os 3 M's ?
Eles são Mind Money e Method , irei explicá-los todos no tutorial.
Mind - Mente
Primeiro , mente significa a sua disciplina , a sua capacidade de analisar a situação e se manter em calma , pois cada minuto que você assiste o mercado você fica mais ansioso , e aí muda a posição , mexe no que não devia , e acaba vendo que se não tivesse alterado a posição inicial , não teria perdido.Então , o que deve fazer é planejar antes de entrar no mercado colocar SL e TP dependendo da sua estratégia pode ficar sem TP , mas SL é essencial (irei explicar estes termos depois) , e precisa variar o seu stop loss de acordo com cada situação do mercado.Precisa saber que o mercado muda , e tem que estar preparado para cada situação do mercado.Exempo : Você não sabe dirigir um carro e já sai na rua correndo que nem um doido , não sabe onde são as marchas oq é acelerador nem freio , não tem controle sobre a direção e de repente um ônibus se mete na sua frente (news - notícia) , você bate , capota , e morre (sai do mercado).
Money Managment - Gerenciamento de risco
Primeiro gostaria de citar que os três M's são importantes , e que se não tiver os três , você irá perder.É como se fosse a perna de um tripé , todas são de igual importância (citação do livro do Alex Elder).Bom , com uma estratégia boa , e um money managment inadequado , anote o que estou escrevendo , você írá perder.Eu gosto de usar 2 % em cada operação e operar apenas uma vez por dia , não posso citar aqui a margem que poderá usar pois cada um tem uma tolerância à riscos , mas por favor não use mais que 10% da conta , tenha seu risco máximo por posição de 5% (para pequenos valores) , e à medida que for ganhando mais , vá diminuindo seu risco.Mantenha sempre em mente seus objetivos de longo prazo e o que terá que fazer para chegar lá , suponha valores plausíveis à longo prazo , e saiba que se for àos poucos e com calma , irá chegar longe , eu conheço sim uma pessoa que ficou rico com Forex , mas para todos os efeitos não irei citá-la aqui.
Money - Dinheiro
Para começar à operar , você tem que ter margem , portanto no mínimo $1.000 para ter uma segurança e calma em suas operações.Começe com pouco apenas para testar , ver como é , e à medida que ganhar experiência vá aumentando.No início irá perder sim , eu já perdi , não foi tanto , mas depois desse tempo todo que estou aprendendo com meus erros , então se perder , não se preocupe.Lembre-se sempre que o que importa no início é a aprendizagem , e que o dinheiro virá como consequência pela experiência e principalmente , com você aprendendo com os erros e não ignorando-os.
Method - Método
A maioria dos iniciantes quer pular tudo e chegar somente no método , você vê por aí várias pessoas procurando estratégias prontas e no final acabam perdendo.Não existe o holy grail para todos , mais existe para cada um , cada um vai montar suas estratégias à medida que for aprendendo.Muitas pessoas se baseiam em análises técnicas , muitos em análises fundamentais , mas poucos usam os dois.Faça o que os 90% não fazem , e se tornará os 10% ganhadores.Não falarei sobre estratégias aqui , mas darei condições para que formulem suas próprias.Usem indicadores de volatilidade , estudem gráficos de candles (são os melhores para saber o feeling do mercado , não faça isso à risca , isso é o que eu faço) , verifique sempre como o mercado reage às notícias e sempre se lembre que o mercado é formado por investidores.
Bom , se você leu que falei que o mercado é formado por investidores , deve estar se perguntando porque afirmei isso.O mercado é justo , pois passa daqueles afobados , que não tem paciência para os mais calmos e experientes , os mais experientes praticamente ganham quando percebem que estes começam à vender ou comprar que nem loucos , e sabem que se um trend de maior importância é de baixa , então a tendência é as coisas no 5 min ou 15 min baixarem , e que se está em alta , é porque tem traders baseados em impulsos visando única e somente o lucro , sem se importar com nada mais.Então , por favor , não seja o trader impulsivo que dá dinheiro àos mais pacientes , seja o trader paciente , e sempre procure lucrar não tanto , mas consistentemente.